Parcerias

ASSOCIAÇÃO ARPA

Logo_ARPAA Associação ARPA – Apreciação, Reflexão e Produção Artística é uma ONG fundada em 8 de janeiro de 2005
e tem como principais objetivos a promoção gratuita de ensino de arte, defesa e preservação do Meio Ambiente
e valorização do profissional de arte.

A Casa de Maria e Marta em parceria com Ass/ ARPA promove ensino gratuito de arte para jovens alunos da rede pública de ensino com inclinação artística.

As atividades incluem cursos de arte, mostras artísticas, palestras sobre Meio Ambiente e produção de produtos, como agendas do ano, blocos, calendários, sendo estes ilustrados com obras dos alunos e artistas convidados, sempre mantendo a temática ambiental.

Atualmente os trabalhos são desenvolvidos pela ARPA também na Escola Municipal EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz Caraguatatuba e na E.E. Barão do Rio Branco Piracicaba.

Para saber mais acesse: www.wix.com/associacaoarpa/arpa

 

PASTORAL DA CRIANÇA

Logo_PastoralA Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, visa promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção até os seis anos de idade, além da melhoria da qualidade de vida das famílias.

Este projeto social foi implantado e desenvolve-se na Casa de Maria e Marta desde o ano 2006, data da capacitação e treinamento de voluntários.

Esses voluntários tornaram-se “Líderes Comunitários” e realizam suas atividades junto às famílias da Comunidade do Jaguaré orientados pelo “Guia do Líder da Pastoral da Criança”.Através de visitas quinzenais às famílias cadastradas, os “Líderes Comunitários” orientam:

1) as gestantes quanto aos seus direitos e deveres; cuidados importantes na gravidez, tais como preparo para o aleitamento materno, pré-natal, alimentação, higiene, vacinação; apoio psicológico, melhoria da autoestima; acompanhamento de cada trimestre da gravidez, atentando para o desenvolvimento do bebê no útero, queixas mais comuns, sinais de risco, preparo para o parto e pós-parto quanto aos com relação as suas crianças;

2) as famílias com relação as suas crianças com idade até seis anos quanto aos direitos, desenvolvimento e aprendizagem, aleitamento materno, avaliação nutricional, higiene e saúde bucal, imunização, orientações para a prevenção e tratamento da diarréia e de infecções respiratórias, sinais de risco para a saúde etc. Os “lideres” também orientam as famílias sobre os seus direitos e deveres na sociedade, contribuindo para prevenir a violência doméstica, levando mensagem de paz, amor e solidariedade.
As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os seus problemas. No final de cada mês, as famílias visitam a Casa de Maria e Marta, onde são recebidas pelos “líderes” para pesagem das crianças, dinâmicas, conversas, palestras e atividades.

Este evento é denominado “Celebração da Vida”.

A Pastoral da Criança tem como foco do seu trabalho as gestantes e crianças até seis anos de idade. Os cuidados com as famílias e comunidades onde estão inseridas não podem faltar.

É como dizia a Doutora Zilda Arns Neumann, idealizadora da Pastoral da Criança: “se as famílias vão bem, a criança vai bem”.